Nessa página de vidro pretendo simplesmente fazer caber a minha vida. Talvez falte, talvez sobre espaço, conforme o tamanho da vida em questão. É claro, estou chamando de vida o restrito departamento do trabalho. Mas a palavra cabe, se o trabalho tiver sido realizado com profundo amor. Chamamos um filho, algumas vezes, de minha vida. Talvez a produção artística tenha uma dimensão semelhante, por pobre que seja; a obra nasce de um estreito relacionamento com um Outro que reside dentro de nós, e é grande o esforço de gestação. Se o fruto não servir pra nada, a culpa não é dele, nem do autor, nem do Outro; foi com amor e esforço também que a natureza criou alguns homens, vermes e cascalhos, que deixariam perplexo quem buscasse neles um sentido de existência.

Dentre as qualidades dessa página de vidro, destaco sua transparência. A luz aqui pode entrar e sair, ser vista de frente – por mim – ou por trás – onde estão vocês. No salão informal desse espelho vazado, todos convivem de livre e espontânea vontade. Um trabalho apreciado com tal intimidade e por tantos lados se aproxima de sua razão de ser.

A página inicial não trará novidades da semana, como costuma acontecer nos verdadeiros blogs, mas conteúdos que semanalmente espero dispor em destaque, retirados dos livros e desenhos organizados no interior do blog. Poucos gostam de ler tantos contos ou poemas ou peças, ou ver tantas imagens; nessa página primeira, a maioria dos visitantes poderá ter um panorama do meu trabalho – e logo desistir, se for o caso. Portanto, somente nas páginas internas se encontrará a totalidade daquilo que quero expor.

De resto, o blog se explica por si mesmo. Vocês encontrarão nesses primeiros meses setores incompletos, por conta da cansativa revisão de todo o material, da produção das fotos de esculturas e baixo-relevos e pelas próprias dificuldades técnicas dessa mídia, tão comum às pessoas, mas estranha a mim.


30.3.11

Paulo Neves me enviou esse poema e me propôs colocá-lo ao lado do meu poema Didi, pela surpreendente semelhança de forma e conteúdo. Fiquei de fato admirado, é belíssimo. Didi está postado logo abaixo.

Pausa         de Eamon Grennan


O estranho e contido silêncio da vizinhança
pouco antes do ônibus escolar trazer as crianças da vizinhança
para casa no meio da tarde fria: um momento de simples
espera, antecipação, antes da eclosão de alguma coisa,
quando tudo parece justo, parece justificado, à
espreita, prestes a acontecer, e na tua mente vês
luzes cintilantes que piscam, de âmbar a escarlate, e tua filha
de jaqueta azul e chapéu safira com franjas brancas
descendo com cuidado, voltando ao nosso mundo, correndo
pelo silêncio e a relva gelada enquanto a porta do ônibus fecha suspirando
e a porta da frente da casa se escancara e ela te encontra
ali, pai-à-espera, o silêncio em pedaços
e a rotina restaurada assim que te curvas para tocá-la,
para apanhar seu chapéu e casaco do chão
onde ela os largou, ouvir sua voz viva ocupando
cada fresta. Na pausa, antes que tudo isso aconteça, percebes
alguma coisa sobre a forma da vida que escolheste viver,
entre o silêncio de possibilidade quase infinita e aquela
explosão das coisas como elas são – as vastas, incontestáveis
intromissões de amor e desastre, ou apenas as roupas
de inverno de tua filha casualmente espalhadas no chão da entrada.


(Tradução de Maria Lúcia Milléo Martins)

24.3.11

15.3.11

Didi


Dói a alma deste trouxa pai de uma menina
Exilado do mundo onde ela caminha...

Homônimo meu,
Gepeto fez um filho de fantasia e pediu a Deus
Que o tornasse verdadeiro, não deu outra:
Um espírito de pau humano tão mundano
Quanto minha filha roda viva nesse parque prolixo
Esquizofrênico e promíscuo, repleto de vácuos
De luzes, ilusões, velocidades, estandartes
Que devoram qualquer espírito de uma vida de verdade...

Homônimo meu,
Josef K. quis desmascarar o mundo, se fudeu
E mereceu seu veredicto, eu não: renuncio,
Fica o dito pelo não dito, e ainda digo
Que o céu din-gon-bel sempre aceso é bonito
E a terra sem sombras de dúvidas é mais bonita
E do alto do meu monte de oliveiras assisto
Minha filha (suave morena) correndo
Entre os achados e perdidos do mundo
Mas do mundo mundo
Não desse meu mundo atrás do mundo,
Que para ela não existe esse meu
Onde divago literalmente por fora
Velho trouxa louco ímpio
Fabricante de verdades existenciais
Vendidas em frasquinhos de porta em porta:
"Ei dona, tua voz não é esta
Está mudada
Teus seios, tua boca, tua coxa peluda
Tudo em ti me leva a crer
Que tu não és a coisa tua..."
Mas as donas são naturalmente donas
Assim como minha filha vê na cara a cara
Enquanto eu só vejo lobo na cara do mundo
Pelo que sou aquele tipo de solitário
Prepotente, réu confesso, inocente inútil
Perigosamente solto por aí no mundo mundo...

Mas não tão só
Não tão só quanto penso que sou pelo que sinto
Agora, nesse poema
Pois quando ela passa por mim cantando uma canção
E a atenção com que para pra ouvir este escaravelho
E o salva da baleia
Fictícia para ela, pra mim tão verdadeira...
Tão gelado o seu ventre...
Tão fugaz o amigo Cleo...
Gepeto procurando o filho perdido
Que o salva do mundo cruel.


Guache (29,5x21 cm)

10.3.11



Caraça   1-2011
 

2.3.11

Adans



Adans atravessava o deserto em seu cavalo. Quando o sol bateu a pino, sentiu que havia se perdido. Homem do oeste acostumado às desventuras, bebeu o que restava no cantil e seguiu impassível. Anoiteceu, o frio castigou. Amanheceu, seu cavalo desistiu e arriou. Aprumou o chapéu e partiu em direção à longínqua montanha. No fim da tarde, as pernas cederam e ele desabou num sono profundo. Sonhou que seu chapéu esquentava a sua cabeça e ele não conseguia arrancá-lo. Sonhou que era criança e não tinha força para fechar o cinto. Acordou no começo da noite chupando o próprio suor de sede. Desandou a correr desatinado no meio da escuridão. Depois se esqueceu. O dia estava claro quando abriu os olhos e viu, rente ao chão, nesta ordem: as esporas, as botas, a calça de couro duro e o homem – um homem forte, cego e sujo. Esqueceu-se novamente.
Despertou dentro de um paiol, com uma chicotada nas costas. O homem ordenou que pegasse água no poço e enchesse a moringa. Diante daquela figura, pensava continuar sonhando. Exausto, a fala não saía. Nova chicotada lançou-o pra fora num salto. A luz do sol, bruta, cegava. Nada entendia, não tinha condições de entender coisa alguma. Aos poucos focou o poço, enquanto uma sombra atravessava o pátio com passos firmes, indo se acomodar numa cadeira da varanda. Adans arrumou forças pra içar um balde d'água, mergulhou sua cabeça e bebeu como um boi. Soltou a corda de novo, recolheu outro, que despejou em seu corpo num alívio. O terceiro, levou à presença do homem. Este escarrou em sua cara e lhe aplicou chicotadas até ele desfalecer.

Quando se recuperou, estava novamente no paiol. Saiu cambaleando atrás daquele que permanecia sentado na varanda. Queria falar, ia perguntar, quando o outro se adiantou dizendo que nunca tocasse na água sem seu consentimento. Em seguida, jogou em sua direção um rabo de cobra assada. Adans se abaixou, catou e devorou a carne. O homem mandou que desse água aos porcos. Depois da tarefa, em algum momento e lugar, caiu e dormiu.

No dia seguinte, aproximou-se timidamente do cego que engraxava a sela do cavalo. Sentindo-se melhor, mas ainda lento com as palavras, balbuciou qualquer coisa que interrogava onde estava, logo emendando que era gente rica e importante de Mour Smith. O sem-olhos o encarava. Continuou gaguejando que sua pessoa valeria uma boa recompensa, e adiantou, numa tímida ameaça, que, cedo ou tarde, sua família viria resgatá-lo. Desde o peito do outro, todo carapaça de tiras de couro, soou uma gargalhada ao cabo da qual ecoou um silvo, depois calou-se. Apontou com o queixo para uma bosta de animal; com voz dócil, pediu para que comesse. Adans paralisou. Repetiu uma vez mais, olhando vazio para o céu. Adans pegou a bosta e comeu.


De manhã, cuidava do enorme jardim de cactos que se estendia por um atenuado declive logo adiante do chiqueiro; à tarde tratava dos porcos e penteava os cavalos; nos intervalos, cavava poços que invariavelmente davam em nada. Sob qualquer pretexto, apanhava. No começo da noite, ganhava água e restos de carne.

Mesmo sentindo-se continuamente debilitado, conseguia agora concatenar algum pensamento. Queria entender como um homem cego podia andar com tanta desenvoltura, conhecer os caminhos e saber de tudo o que se passava, a ponto de controlá-lo inteiramente. Mas logo sua mente obnubilava e se confundia em dimensões oníricas, num estado de constantes sobressaltos ante o terror dos sofrimentos físicos.

Na primeira tentativa de fuga, o cavalo empinou ao assobio do homem que o deixou dois dias sem água. Na segunda, caminhou um dia inteiro na direção do sol poente, levantou a cabeça e deu de frente com o outro que o trouxe de volta arrastado pelo animal. Na derradeira, partiu de madrugada sem rumo e andou até o dia clarear; quando a luz tingiu a areia, distinguiu o corpo ereto de uma serpente; virou-se, e outra lhe apontava; para onde quer que se voltasse, serpentes o cercavam. Às suas costas, o dono do cavalo.

Desta vez o homem o encarapitou na garupa. De volta ao sítio, fez sinal para que ele entrasse na desconhecida casa, outro para que subisse ao sótão. Lá, Adans avistou as quatro direções do deserto através de quatro amplas janelas. Aquela voz fina e rouca ordenou-lhe que afrouxasse o cinto e deitasse de bruços na esteira. E assim o cativo o fez. Tirou-lhe lentamente os trapos, um a um, passou o grosso da pele das mãos naquele corpo de cima para baixo e abriu caminho entre suas pernas. Adans sentiu a saliva, o dedo, o pau e sobretudo o cheiro do cara. Ao final, ficou ali estendido, enquanto o outro saiu a cavalgar.

As coisas então se acertaram de outra forma. Adans fazia seu trabalho diário com diligência, podia beber à vontade e alimentava-se regularmente. O patrão parecia alheio, reservado, e com frequência desaparecia dois ou três dias sem que o servo soubesse se viajava ou apenas recolhia-se em casa – coisa que, de resto, não lhe importava, entretido deveras com seu jardim de cactos, que se expandia numa ordem minuciosa que a cada estação se tornava mais elaborada.

Como Adans havia sumido, o homem foi procurá-lo. Já não tinha a mesma compleição de outrora, o tempo o fez mais lento e arqueado. O cavalo estancou a certa altura do jardim, avisando que não podia prosseguir. O cavaleiro arriou e seguiu a pé por entre alamedas que não reconhecia mais – cactos imensos batiam-lhe à face e feriam seus braços. Cheio de ódio, acelerou os passos, o que só multiplicou tropeços e arranhões. Pressentindo a traição, resolveu retornar, mas uma grande touceira espinhosa tombou no exato momento, impedindo sua saída. Aí foi um berro, e o deserto comoveu-se: uma ventania, poeiras, voos de aves rasantes, cavalos relinchando em disparada, porcos rebentando cercas... Cercado, a besta enfurecida escalou como pôde o cacto caído, para então precipitar-se do outro lado no fundo de um poço seco. Em cima, Adans agachado jogando aos pouquinhos a areia.

A refrega acabou. Passou soberbo entre os animais cabisbaixos, entrou na casa, subiu ao sótão e descansou em paz. De lá, no inverno, quando o dia amanhece, ele vê, ou imagina, a silhueta azulada da montanha onde nasceu.

Guache e nanquim (22x27,5 cm)